Em dia de relatório da CPI, Marcos Rogério publica sátira amarga da comissão

Randolfe, Renan Calheiros e Omar Aziz || Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Leitura do documento que conclui os trabalhos é precedida por publicação de sátira de Marcos Rogério que critica suposta parcialidade de comando da CPI

O senador Marcos Rogério (DEM-RO), governista empedernido da tropa de choque de Jair Bolsonaro na CPI da Covid-19, postou em suas redes sociais, conforme noticiou o site Poder 360, uma animação em que satiriza a condução dos trabalhos da CPI pelo “trio de ferro” – o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o relator Renan Calheiros (MDB-AL).

Na animação, sem qualquer meio tom, fica clara a “narrativa” – retire este vocábulo de Marcos Rogério e sobrarão garatujas – de que os três conduziram os trabalhos de maneira parcial, buscando constranger testemunhas e fabricar provas contra Bolsonaro.

O melhor momento da produção é quando, numa pausa da oitiva, os três se reúnem num corredor a tramar contra Bolsonaro, mas, diante da aproximação de Marcos Rogério por um corredor, disfarçam e começam a falar de futebol.

O senador, ainda segundo o Poder 360, retirou a animação de suas redes sociais logo após sua publicação.

Nesta quarta (20), o relatório da CPI será lido em plenário em sessão que deve começar em minutos. Houve fissuras no grupo de comando da comissão e, por pressão de Aziz, Renan retirou do relatório pontos considerados extremamente polêmicos, como o indiciamento de Bolsonaro por genocídio de indígenas.

A CPI ouviu 57 testemunhas e transmitiu ao vivo, via TV Senado, 366 horas de sessões. Foram produzidos 9 terabytes de dados, segundo reportagem da própria TV Senado.

Veja o vídeo.