Robert Wood

Robert Wood || Crédito: U.S. Mission Photo/Eric Bridiers

Embaixador dos Estados Unidos pelo desarmamento critica teste com tecnologia hipersônica da China e diz que “Estados Unidos não sabem como se defender”

O suposto lançamento de um míssil hipersônico pela China no domingo (17) levantou temores de que o Império do Meio esteja a desenvolver armas de dissuasão que podem ser usadas contra os Estados Unidos, seu principal antagonista no tabuleiro da geopolítica.

O embaixador responsável por negociações de desarmamento dos Estados Unidos, Robert Wood, disse que o país “está muito preocupado com o que a China vem fazendo na frente hipersônica”. “Não sabemos como nos defender contra esse tipo de tecnologia”.

Hipersônico é todo corpo que se desloca acima da velocidade do som (cerca de 1 200 km/h). No caso do bólido chinês, ele teria cinco vezes essa velocidade.

Em resposta, o porta-voz chinês Zhao Lijian disse que o que aconteceu foi um “teste de rotina” para prover um “conveniente e barato meio para humanos explorarem o espaço com propósitos de paz”.