Morre ex-secretário de Estado norte-americano Colin Powell

Colin Powell || Crédito: U.S. State Department

Primeiro negro a ocupar o posto de secretário de Estado, um dos principais do primeiro escalão dos EUA, ele também liderou, como chefe das Forças Armadas, a Guerra do Golfo

Primeiro secretário negro de Estado norte-americano, talvez o principal posto no primeiro escalão dos Estados Unidos, Colin Powell morreu nesta segunda (18), aos 84 anos.

Powell morreu em consequência de complicações da Covid-19, apesar de estar vacinado com as duas doses, conforme informou sua família em postagem no Facebook.

Ele serviu a governos republicanos que colocaram os quatro pés na intervenção militar e no uso da força como estratégia de, digamos, relações exteriores. Seu principal posto, o de secretário de Estado, foi no governo George W. Bush, em que também liderou, como chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, a Guerra do Golfo entre Iraque e Kwait.

O ex-presidente Barack Obama, primeiro negro a se tornar presidente dos Estados Unidos, reverenciou Powell: “Ele nunca negou o papel que sua raça teve em sua vida e em nossa sociedade de maneira geral. Mas ele também recusou aceitar a questão racial como um limite para seus sonhos, e, por meio de sua firme e importante liderança, ajudou a pavimentar o caminho por onde muitos seguiriam”, declarou, em nota.