Arthur Lira escala relator agilizado para fazer passar PEC do calote

Hugo Motta || Créditos: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Paraibano Hugo Motta (Republicanos) está à frente da comissão especial da PEC do Precatórios na Câmara, que deverá viabilizar receita para o Auxílio Brasil; deputado é tido como eficiente

A escolha do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) como relator da PEC dos Precatórios é um indicativo de que Centrão, seu representante máximo na Câmara, Arthur Lira, e o governo Bolsonaro querem fazer virar a emenda.

Sem ela, a viabilidade de ter alguma folga fiscal para produzir o Auxílio Brasil é igual a zero.

Motta tem 11 anos de experiência na Casa e habilidade suficiente para acelerar projetos sem se envolver em confusão. O deputado foi relator de 70 projetos, média de um a cada dois meses, e não teve grandes problemas para conseguir a aprovação de seus relatórios.

A indicação de Motta teria chegado a Arthur Lira (PP-AL) via Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), passando por um punhado de assessores, para “lavar” a indicação. Hugo Motta e Aguinaldo são concorrentes nas urnas, mas têm uma relação afável nos corredores da Câmara.

O presidente Lira pretende ser assertivo na escolha para evitar casos como o de Arthur Maia (DEM-BA), emperrado na reforma administrativa, que está em seu quinto relatório – e está em discussão por  comissão especial. Talvez agora, após três anos, consiga chegar ao plenário.