Depois da Embraer e da Azul, Gol entra na “micromobilidade aérea”

Crédito: Reprodução

Brasileira quer colocar no ar 250 táxis aéreos elétricos de decolagem vertical e capacidade para quatro passageiros já em 2025

Depois da Embraer e da Azul, é a vez da Gol anunciar sua entrada no mercado de micromobilidade aérea elétrica, digamos assim.

A empresa anunciou nesta terça (21) acordo de intenções com a empresa Avolon para comprar ou alugar 250 táxis aéreos elétricos de decolagem e pouso vertical. Produzido pela companhia britânica Vertical Aerospace, o modelo VA-X4 tem capacidade para quatro pessoas e um piloto, autonomia de 160 quilômetros e velocidade máxima de 320 km/h.

Segundo comunicado oficial da GOL, a aeronave produz 100 vezes menos ruído do que um helicóptero em voo de cruzeiro, e 30 vezes menos nos momentos de decolagem e pouso. “A Vertical usou o know-how de parceiros e fornecedores renomados e experientes na indústria aeroespacial, incluindo Honeywell, Microsoft, Rolls-Royce e Solvay, para desenvolver controles de voo avançados, tecnologia da informação, motores elétricos e tecnologia industrial de ponta”, revela o comunicado.

Pelo acordo, os táxis aéreos devem operar a partir de 2025.