Animais a bordo! Essa é a nova tendência no universo dos jatinhos particulares

Empresas de aviação privada destacam o grande aumento da presença de cães, gatos e até coelhos em seus voos nos últimos meses

Até bem pouco tempo atrás, viajar em um jatinho particular estava fora do alcance de quem não fosse muito rico ou famoso. Mas a aviação privada se tornou mais acessível ao longo dos anos, particularmente a partir de 2020.

Por conta da pandemia, o uso desse tipo de transporte disparou como resultado do caos das viagens. Além de um novo perfil de passageiro, outro detalhe vem chamando a atenção: é cada vez maior a presença de animais de estimação a bordo.

A empresa de aviação VistaJet relatou um aumento de 86% no número de animais em seus aviões nos últimos dois anos, e não é apenas cães e gatos. De acordo com a Vista, um em cada quatro passageiros voa com um companheiro de quatro patas, isso sem falar na quantidade de aves e até coelhos embarcados, que vem aumentando bastante.

“Coelhos são um tipo de pet que tem aparecido mais recentemente nos voos, embora os cães continuem a representar a maioria entre os passageiros do mundo animal. Isso sem falar no número de gatos que aumentou 357% entre 2019 a 2020”, pontua a empresa.

A norte-americana NetJets endossa a tendência e até lançou a hashtag #NetPets em seu Instagram. O que teria causado esse aumento repentino de animais viajando em jatos particulares? A VistaJet acredita que o principal motivo seria o “aumento nas adoções de animais de estimação” no auge da pandemia – o número saltou 8% entre março e setembro de 2020 nos EUA.

No entanto, Daniel Hirschhorn, co-fundador da boutique de fretamento de jatos particulares Luxury Aircraft Solutions, acredita que essa tendência se deve em grande parte à mudança geral no estilo de vida consequência da Covid-19. “Estamos vendo um aumento no nível de viagens de lazer”, disse ele à CNN Travel. “As pessoas têm horários de trabalho muito mais flexíveis, então podem viajar e dar mais atenção a seus animais de estimação.”

Segundo dele, a Luxury Aircraft experimentou um salto de 74% no número de passageiros voando com pets desde 2019. “Voar em particular permite que seu animal esteja próximo a você e mais confortável, enquanto em um voo comercial isso nem sempre acontece”, explica Stege. “Eles [os animais] têm liberdade para esticar as pernas e perambular um pouco, em vez de serem despachados em um voo comercial, um processo estressante demais. Muitas companhias aéreas comerciais permitem que os viajantes transportem um gato ou um cão pequeno na cabine de passageiros, no entanto, cães maiores precisam ir em uma caixa no porão de carga, o que envolve certo nível de risco.”