Em meio ao fechamento de lojas mundo afora, guinada faz Gap crescer como nunca neste ano

Gap se recupera com projeto de equidade e pertencimento

A tradicional rede de varejo norte-americana credita a 'virada' à sua nova conduta social focada em uma agenda de igualdade racial

Reviravolta na indústria da moda. Depois de anunciar o fechamento de todas as lojas no Reino Unido enquanto negocia a venda de suas operações físicas na França e na Itália, a Gap, tradicional rede de varejo norte-americana, elevou pela segunda vez no ano a sua previsão de vendas. Dona de marcas como Old Navy, Banana Republic e Athleta estima um crescimento de 30% e a razão para isso pode estar na sua conduta social.

Entre outras ações a companhia aderiu à iniciativa 15 Percent Pledge, que pede para redes varejistas estabelecerem uma cota mínima de 15% de suas prateleiras para produtos de empresas que pertencem a pessoas negras. No segundo trimestre a Gap alcançou US$ 4,2 bilhões em vendas, o maior número em mais de uma década.

“No ano passado, delineamos publicamente nossos compromissos de igualdade e pertencimento até 2025, e começamos a lançar as bases para uma agenda de igualdade racial. Essa agenda se concentra em fazer mais para ser uma força do bem, impulsionando mudanças sistêmicas dentro e fora de nossas paredes e possibilitando uma cultura de pertencimento para nossas equipes, clientes e comunidades”, conta Kisha Modica, head de equidade e pertencimento da Gap, e finaliza: “Estou incrivelmente orgulhosa do progresso que fizemos até agora para apoiar o trabalho necessário e fundamental de hoje, e os esforços estratégicos de mudança do jogo para o futuro, incluindo o investimento e o crescimento da equipe para ajudar a impulsionar uma mudança holística em toda a nossa empresa. Juntos, estamos traçando um caminho para quebrar as barreiras e promover a equidade social e racial”.