Morre o investidor Alfredo Grumser, o “Malba Tahan”

Alfredo Grumser || Crédito: Reprodução/JCB/Sylvio Rondinelli

Facilidade com a matemática em época pré-computador valeu o apelido; estrela da Multiplic, teve grande sucesso em operação em 1974, fazendo aposta contra inflação represada

Morreu na madrugada desta quarta (1º) o investidor Alfredo Grumser Filho. Conhecido como Malba Tahan, apelido dado por sua facilidade com a matemática – Tahan, pseudônimo do autor Julio César de Mello e Souza, escreveu o clássico O Homem que Calculava –, Grumser é um dos pioneiros do mercado de capitais brasileiro, tendo iniciado sua trajetória no banco Multiplic.

Malba Tahan ficou famoso por ter feito uma aposta contra o governo em 1974, época em que o “czar” da economia era Delfim Netto e que taxas de juros e a desvalorização cambial eram tabeladas. “A inflação estava represada e o Alfredo carregou uma posição postecipada em ORTN [título público federal que depois perdeu o “r” de reajustáveis, dado o descontrole inflacionário] que rendeu 48% para a carteira”, contou a PODER Online o investidor e ex-deputado federal Ronaldo Cezar Coelho.

Grumser, que tinha negócios nos Estados Unidos, era um apaixonado por cavalos de corrida, e foi homenageado pelo Jockey Club Brasileiro, que enumerou seu plantel estrelado, com cavalos como Have Fun, For Merit, que era, informou o site do Jockey, “filho de Depressa, primeiro garanhão de Grumser.”

Ronaldo Cezar Coelho, que também passou pelo Multiplic, lembra ainda que Grumser era um dos melhores alunos a se formar no curso de Engenharia da PUC-RJ na virada dos 1960 para os 1970 e que sua evolução no mercado de capitais se deu numa época em que não havia computadores para fazer as análises financeiras hoje muito comuns. “Ele usava uma [calculadora] HP e era capaz de fazer todas as correlações.”