Joice coloca Butantan no bonde da Fiocruz como Patrimônio Nacional

Joice Hasselmann || Crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Por ação de Joice Hasselmann (PSL-SP), lei que faz da Fundação Osvaldo Cruz Patrimônio de Saúde Pública, que estende vantagens ao instituto, inclui Butantan em seu escopo

A lei que torna a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Patrimônio Nacional da Saúde Pública só saiu do papel porque a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) apresentou uma emenda para conceder o mesmo status ao centenário Instituto Butantan.

Joice disse em seu pedido que só faria sentido tornar Patrimônio Nacional a Fiocruz se o Butantan, “que saiu na frente na produção de vacinas contra a Covid-19 e apresentou resultados relevantes até agora”, também ganhasse o título.

Os benefícios são muitos, para todos os envolvidos. Instituições contempladas têm preferência em processos seletivos de compra de bens e serviços, concessão de incentivos sociais e linhas de crédito público facilitadas – e, ora ora, melhor trânsito para o recebimento de emendas parlamentares.

Para Joice, fica o saldo positivo de defensora da vacinação, bandeira que tomou para si em contraponto à gestão do presidente Jair Bolsonaro, a quem chama de negacionista.

A parlamentar deve usar a maternidade da condecoração na campanha eleitoral de 2022, quando concorre à reeleição para a Câmara Federal.

Uma jogada de mestre.