Mourão é rifado de evento para anunciar GLO na Amazônia

Ciro Nogueira e Hamilton Mourão || Crédito: Agência Senado/Agência Brasil

Encontro no palácio do Planalto em que é comunicado aumento da verba para crimes ambientais exclui vice-presidente coordenador do Conselho da Amazônia

O governo convocou para esta terça-feira (31) uma entrevista coletiva para apresentar o novo projeto de Garantia da Lei e Ordem (GLO) na Amazônia. O encontro foi no palácio do Planalto.

Nada mais é digno de surpresa neste governo, por isso a ausência do vice-presidente Hamilton Mourão, coordenador do Conselho da Amazônia, não causou espanto aos jornalistas. Ele chegou mesmo a se encontrar com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, que abriu o encontro.

Os rumores são de que Ciro poderia ter ido prestar contas ao vice-presidente; ou indicar que a bola amazônica definitivamente saiu das “4 linhas” de Mourão.

PODER Online procurou o Planalto, que disse não saber o que os dois conversaram.

Tirar de Mourão um dos raros papéis relevantes que ainda tem – ou tinha – no governo é claramente um processo de “temerização” do número dois. Antes de subir ao palco principal, com o impeachment de Dilma, Temer, em suas próprias palavras, era “figura decorativa”.

Pelo sim, pelo não, o trabalho do vice no Conselho Nacional foi citado mais de uma vez na solenidade, que também trouxe números como o aumento de recursos para o combate a crimes ambientais, que subiu para R$ 498 milhões.