“Empoderada” Pfizer assina acordo para fabricar vacina no Brasil

Crédito: Marco Verch/Creative Commons

Informação foi divulgada pela parceira brasileira, a Eurofarma; produção ocupará mais de 20 instalações industriais a partir de 2022

Pafaizer! Bota a cerva pra gelar e a carne na brasa que o imunizante mais hypado do Brasil, ainda que produzido fora do país pela “empresa empoderada”, a transacional Pfizer, deve ser fabricado no Brasil. A Pfizer e sua parceira BioNTech assinaram carta de intenção com a brasileira Eurofarma para produzir a vacina contra a Covid-19 por aqui a partir de 2022.

As doses produzidas no Brasil serão comercializadas exclusivamente na América Latina.

Segundo comunicado oficial da Eurofarma, a produção ocupará “mais de 20 instalações de fabricação”. A Eurofarma receberá o produto de instalações nos Estados Unidos e a fabricação das doses acabadas terá início no ano que vem – o pico de produção anual chegará a 100 milhões de doses.

“Todos, independentemente da condição financeira, etnia, religião ou geografia, merecem acesso às vacinas contra a Covid-19 que salvam vidas”, disse Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer, segundo comunicou a Eurofarma.

“Nossa nova colaboração com a Eurofarma expande nossa rede global de cadeia de suprimentos, nos ajudando a continuar fornecendo acesso justo e equitativo à nossa vacina. Continuaremos a explorar e buscar oportunidades como esta para ajudar a garantir que as vacinas estejam disponíveis para todos os que precisam”.

A Eurofarma foi fundada em 1972 pelo imigrante italiano Galliano Billi, morto em 2020. É atualmente presidida por seu filho, Maurizio Billi.