Itália inicia projeto de inclusão de migrantes e refugiados no mercado de moda

Semana de moda de Milão

O Fashion Deserves the World chega em bom momento ao setor, que tem cerca de 40 mil empregos prestes a ficarem vagos decorrentes de aposentadorias

Quando a Camera Nazionale Della Moda Italiana, orgão regulador da moda da Itália, anunciou seu compromisso de promover a inclusão e a diversidade, em 2018, as empresas começaram a se preparar para essa mudança. No ano seguinte, o Manifesto de Inclusão e Diversidade da CNMI destacou o caminho a seguir, incluindo estratégias que levaram em consideração etnia, idade, condições socioeconômicas e diferentes níveis de habilidade.

Agora, a CNMI uniu forças com Mygrants, plataforma desenvolvida por Christian Richmond Nzi que, desde sua fundação, oferece serviços de carreira e colocação para migrantes e refugiados na Itália. “Temos trabalhado em diferentes setores e, depois de um ano e meio conversando com a Camera Della Moda, finalmente podemos fazer nossa incursão no setor da moda”, diz Nzi.

Por meio da plataforma, que conta com mais de 135 mil usuários ativos, empresas abriram vagas inclusivas para profissionais com menos de 35 anos com experiência em moda. Quando as inscrições forem encerradas, em 30 de setembro, 15 finalistas serão escolhidos para participar do projeto Fashion Deserves the World.

Segundo a CNMI, a iniciativa chega em bom momento ao setor, que tem cerca de 40 mil empregos de alta qualificação programados para ficarem vagos nos próximos anos, em decorrência das aposentadorias. “Todos são cargos muito específicos e temos que encontrar sucessores com talento e comprometimento. Migrantes e refugiados são parte integrante do nosso país e um grande recurso. Temos orgulho de apresentar este novo projeto, dando um passo importante no processo para tornar nosso sistema cada vez mais inclusivo”.

“Estamos no início de uma mudança. Algumas empresas já contrataram especialistas em diversidade, enviando uma forte mensagem de inclusão e comprovando a importância deste projeto”, pontua o presidente da Camera Nazionale della Moda Italiana, Carlo Capasa. Em tempo: o Fashion Deserves the World já tem o patrocínio das Nações Unidas e fez parte do calendário de eventos do Dia Mundial do Refugiado do Alto Comissariado das Nações Unidas.