Zarifa Ghafari

Zharifa Ghafari || Crédito: Reprodução/Facebook

Considerada “mulher de coragem” em 2020 pelo Departamento de Estado norte-americano, prefeita afegã diz que deve ser morta pelo Taliban, ainda que torça por “melhores dias” para seu país

Em abril de 2020, a afegã Zarifa Ghafari, de 27 anos, foi considerada uma das “mulheres de coragem” do mundo, prêmio distribuído pelo Departamento de Estado norte-americano. Prefeita de Maidan Shar, ela aproveitou a a solenidade de premiação para dizer, já há quase ano e meio, que “mulheres de minha geração que não esquecem do Taliban estão sempre preocupadas com o futuro”.

Talvez menos profecia do que bom senso, a muito jovem prefeita diz que agora, com a retomada do controle do Afeganistão pela milícia, espera por sua própria morte.

Não há ninguém para ajudar a mim ou a minha família ”, disse ela.

Em seu Twitter, há poucos dias, a prefeita fez uma saudação nostálgica a seu país. “Minha querida terra de nascimento, sei que você está sofrendo e em dor, e é duro para você porque estranhos procuram te destruir. Mas seus filhos de verdade tem coragem para tirá-la destes dias ruins.”