Depois de desfile tabajara de blindados, Aziz manda recado duro para Bolsonaro

Omar Aziz || Crédito: Reprodução/Agência Senado

“Democracia é inegociável, tem de ser respeitada. O que não faz parte da democracia é arroubo”, disse presidente da CPI a propósito da passagem de veículos militares pelo Planalto

O desfile de 150 veículos blindados pelo Eixo Monumental, com parada à frente do palácio do Planalto para entrega de um convite para o presidente e seus acólitos assistirem a manobras das Armas em Formosa, em Goiás, na manhã desta terça (10), foi recebido com críticas agudas pelo presidente da CPI da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM).

O evento se dá no mesmo dia em que o plenário da Câmara Federal vota a PEC do voto impresso auditável, obsessão de Jair Bolsonaro já derrotada em comissão especial, mas que o presidente da Casa, Arthur Lira, decidiu, em manobra inusual, levar à votação de todos os deputados.

Lira chamou o desfile dos blindados no mesmo dia da votação de “coincidência trágica”.

Na reabertura dos trabalhos da semana da CPI, Aziz relembrou os atos de força em Brasília que precederam a votação, pela Câmara Federal, nos anos 1980, da emenda Dante de Oliveira, que tentava reestabelecer as eleições diretas para presidente no Brasil.

Disse Aziz: “Democracia é inegociável. O Congresso Nacional deve tomar providências. [Deve haver] punição para aqueles que mesmo brincando falam de golpe como se fosse coisa normal, a democracia tem de ser respeitada. O que não faz parte da democracia é arroubo, é mostrar força contra os próprios brasileiros.”

Por fim, disse que a CPI da Covid  irá “tomar a frente” e mostrar o “desmando que esse governo [Bolsonaro] tem em relação à morte de milhares de brasileiros.”