Pedro Castillo

Pedro Castillo || Crédito: Reprodução

Com sua vitória confirmada apenas no dia 19, o novo presidente do Peru assume o poder esta semana, no dia do bicentenário da independência do país

Demorou, mas a vitória de Pedro Castillo, o novo presidente do Peru, foi confirmada no último dia 19, e o político assume a chefia do Executivo do país nesta quarta-feira (28), uma data histórica, que marca o bicentenário da independência peruana.

A posse, excepcionalmente, ocorrerá em Ayacucho, onde teve lugar a batalha final que definiu a vitória contra o colonizador espanhol.

Castillo venceu sua opositora, Keiko Fujimori, filho do ex-presidente Alberto Fujimori, hoje condenado e preso, por uma diferença irrisória de 44 mil votos – 0,25% do universo de votos.

Homólogos sul-americanos de Castillo prestigiarão a posse, como Luis Arce (Bolívia), Alberto Fernández (Argentina) e Guillermo Lasso (Equador). Bolsonaro talvez viajasse ao Peru caso Keiko fosse a vitoriosa. Em sua ausência, comparece o vice-presidente brasileiro, Hamilton Mourão.

O general flamenguista partiu para o Peru nesta segunda (26) e deu contas de sua viagem pelo Twitter: “Levamos ao país amigo nossos votos de felicidades. Que prossigamos na amizade e cooperação que sempre uniu o Brasil e o Peru” (ele usou bandeirinhas em vez dos nomes dos países).

Mourão partiu tomando mais uma bola nas costas de Bolsonaro, que comparou o vice a um “cunhado”. “Você casa e tem que aturar, não pode mandar embora”, disse, em entrevista a uma rádio da Paraíba.

O colonizador também comparecerá à posse de Castillo, representado pela figura do rei da Espanha, Felipe VI.