Objetos de desejo, os murais de Genaro de Carvalho continuam atuais e mais valorizados do que nunca

Genaro de Carvalho trabalhando em um de seus paineis

Artista plástico baiano foi um dos principais nomes do mercado brasileiro de arte nas décadas de 1960 e 1970

Com uma estética característica, colorida e regional, a tapeçaria mural se tornou objeto de desejo para decorar casas e apartamentos nas décadas de 1960 e 1970. O período, rico em transformações sociais, políticas e culturais, também deixou sua marca na arte nacional. Nessa época, o artista plástico baiano Genaro de Carvalho foi um dos principais nomes do mercado brasileiro de arte. Filho do pintor amador Carlos Alberto de Carvalho, tintas e pincéis sempre fizeram parte de sua vida, mas foi na tapeçaria mural que Genaro encontrou um meio de expressar sua arte.

Em 1944, com 18 anos, foi para o Rio de Janeiro estudar desenho na Sociedade Brasileira de Belas Artes (SBBA). Naquele mesmo ano retornou à Bahia e fez sua primeira exposição profissional ao lado de Mario Cravo Júnior, Rubem Valentim, Carlos Bastos e Carybé, todos artistas da primeira geração de modernistas da Bahia. Cinco anos mais tarde, em 1949, com uma bolsa de estudos do governo francês, Genaro embarcou para Paris para estudar na conceituada Escola Nacional Superior de Belas Artes. Nessa fase, que foi fundamental em sua formação, frequentou os ateliês dos artistas cubistas André Lhote e Fernand Léger. Alguns críticos apontam a forte influência do período cubista francês de Henri Matisse na obra de Genaro. Participou de diversos salões de artes plásticas e descobriu a tapeçaria mural, técnica que começou a pesquisar e que resultou, em 1950, em seu primeiro
trabalho nessa área, Plantas Tropicais.

Tapeçaria de Genaro de Carvalho

CONSAGRAÇÃO
Já de volta a Salvador, Genaro recebeu a encomenda que se tornou um dos marcos de sua carreira: Festas Regionais, afresco de 200 m2 que é uma das marcas registradas do Hotel da Bahia, hoje Sheraton Hotel da Bahia. Com temática bastante regional e uma composição harmoniosa de cores vibrantes, o trabalho impressiona pela escala monumental. O artista também participou da 1ª Bienal de São Paulo, em 1951, e criou a seguir o primeiro ateliê de tapeçaria do Brasil, no qual passou a ensinar artesãs bordadeiras a transformar sua arte em peças de tecido.

Genaro nunca escondeu a vocação decorativista de suas peças, que tinham uma ligação direta com o artesanato e traziam elementos populares e do folclore baiano. Suas tapeçarias produzem interessantes efeitos ópticos e transmitem as cores e a exuberância da flora e da fauna brasileira, seu tema principal desde o início. Com exposições em território nacional e internacional no currículo, Genaro obteve grande reconhecimento em vida. Morreu precocemente, em 1971, aos 44 anos, mas sua arte segue atual até hoje.

Painel do plenário Ulysses Guimarães