Clarissa Garotinho quer Rio rachando fundo que vai para o DF

Clarissa Garotinho || Crédito: Câmara dos Deputados

Projeto da deputada federal que deve ser apreciado na Câmara destina verba do Fundo Constitucional que alimenta salários gordos em Brasília para seu estado

Pelas mãos de Clarissa Garotinho (Pros-RJ), o projeto para dividir o Fundo Constitucional do DF com o Rio de Janeiro está em vias de voltar para o Congresso. Caso isso se concrete, será a quarta vez que o projeto vai  a discussão.

Da última vez, em 2018, foi ela quem reavivou a ideia, vinda ali dos anos 1980, quando o Rio de Janeiro amargava a perda de receita por ter perdido também o “cargo” de capital do país.

É com o dinheiro do Fundo Constitucional que se paga o salário dos integrantes da estrutura oficial do DF, como a Polícia Civil, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça.

Por causa dessa grana extra, é possível manter as remunerações lá em cima, equiparando-as a esses mesmos servidores da União.

O governador Ibaneis Rocha refuta o pleito fluminense ao dizer que o Rio tem receita importante oriunda do turismo, enquanto Brasília precisa de verba pública para honrar seus compromissos.