O Festival de Cannes, celebração mais charmosa do cinema, retorna esta semana depois ter a edição de 2020 cancelada pela Covid-19. Como a pandemia global ainda não foi totalmente controlada, o evento deste ano deve ser um tanto diferente dos anteriores, regado a muito álcool em gel e com máscaras de proteção como dress code obrigatório nos tapetes vermelhos.
O fato de Cannes estar acontecendo presencialmente é uma espécie de triunfo. Há alguns meses, muita gente duvidava que o diretor do festival Thierry Frémaux seria capaz de realizá-lo. Mas com o aceleramento da vacinação na Europa, os estúdios independentes surgiram com alguns projetos para estrear no Palais des Festivals. Mesmo assim, ainda restam dúvidas sobre como será Cannes versão 2021.
O festival anunciou protocolos robustos de saúde e segurança, que exigirá, entre outras coisas, que todos os convidados usem máscaras nas exibições e estreias, apesar dos cinemas estarem lotados com 100% da capacidade. Os que aguardam nas filas deverão ficar a um metro de distância, e as barricadas de ventiladores serão colocadas em pares e distribuídas ao longo da Croisette.
“Nosso objetivo é ter um protocolo sanitário hermético que não cause muito desconforto aos participantes. O desafio é encontrar um meio-termo entre segurança e conforto ”, disse o secretário-geral de Cannes, François Desrousseaux. Além disso, os organizadores bem que tentaram mas não conseguiram eliminar a exigência de que os credenciados de fora da França façam um teste rápido a cada 48 horas.
Resta saber se, com as restrições e dificuldades de deslocamento, o festival conseguirá manter seu brilho. Para complicar, muitos atores e atrizes estão rodando filmes em países distantes. De qualquer maneira, a programação de Cannes garante algumas estrelas nos red carpets, como o cineasta Wes Anderson, que está concorrendo com The French Dispatch, e a atriz Tilda Swinton (que bate ponto em cinco filmes, incluindo o de Anderson e Memoria), o presidente do júri, Spike Lee, e Sean Penn, que dirige e atua ao lado de sua filha Dylan em Flag’s Day.
Os organizadores anunciaram que Jodie Foster também marcará presença para receber a Palma de Ouro honorária por sua carreira.