Senadora e deputado, irmãos Ribeiro compartilham assessores

Daniella e Aguinaldo Ribeiro || Crédito: Agência Senado/Câmara dos Deputados

Daniella é neófita em Brasília, enquanto Aguinaldo, que foi candidato à sucessão de Rodrigo Maia, está em seu terceiro mandato; manos mantêm agenda, assessoria e amigos comuns

“Mais que amigos, friends”, costumam dizer os que privam da intimidade dos irmãos Aguinaldo e Daniella Ribeiro, ele deputado, ela senadora, ambos do mesmo partido, o PP, e do mesmo estado, a Paraíba. Os irmãos Ribeiro compartilham também uma mesma equipe de trabalho.

Daniella e Aguinaldo têm assessores responsáveis por agendas próprias, claro, mas alguns trabalham em demandas comuns. Os cargos são comissionados e o modelo de compartilhamento é tratado pela dupla como  uma “forma de economizar” e de “provocar a eficiência” dos contratados.

A dupla também costuma se divertir, sempre que possível, nos mesmos ambientes, e ambos têm amigos comuns. O hábito de tocar violão, que Aguinaldo mantém ainda hoje, é complementado pela voz de Daniella, que, em círculos muito íntimos, arrisca algumas musiquinhas para acompanhar o irmão.

Aguinaldo tentou se lançar à sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ), mas foi tratorado pelo correligionário Arthur Lira (PP-AL). Lira também desprezou o demarado trabalho de relatoria de Aguinaldo no projeto da reforma tributária.

Daniella é neófita em Brasília, já que “pulou” a Câmara Federal. Seu primeiro cargo eletivo foi como vereadora em Campina Grande e, antes de chegar ao Senado, teve dois mandatos como deputada estadual na Paraíba.

Muito queridos em Brasília, só têm uma diferença gritante: ele é expansivo enquanto ela é bastante discreta.