Renato Janine Ribeiro é eleito novo presidente da SBPC

Foto: Roberto Setton

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência é o principal órgão da comunidade científica no país. Ex-ministro da Educação comandará a entidade no biênio 2021-2023

Renato Janine Ribeiro, professor de filosofia política e ética da USP e ex-ministro da Educação no governo de Dilma Rousseff, foi eleito presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) para o biênio 2021-2023.

Com 60% de participação dos eleitores – o maior índice dos últimos dez anos – ele venceu a disputa com o neurocientista Carlos Alexandre Netto e substituirá Ildeu de Castro Moreira.

Renato Janine Ribeiro abre o jogo com PODER: ‘Creio que o problema do Bolsonaro não é exatamente ele’

“Nessa hora nós não temos mais um combate entre civilização e barbárie. É uma disputa entre a vida e a morte. A ciência está claramente do lado da vida, do lado Brasil, do lado da educação, da saúde, do meio ambiente, da inclusão social. Enumerando esses tópicos temos tudo o que o Brasil precisa fazer de agora em diante. Estamos diante de desafios que demandam a participação de todos”, definiu Janine Ribeiro, que convocou não apenas os sócios da SBPC. “Apelo a todas as pessoas de boa vontade para que se engajem do lado da vida e do conhecimento”.

Nas eleições a socióloga Fernanda Sobral e o físico Paulo Artaxo foram escolhidos vice-presidentes. A nova diretoria da instituição, principal órgão que reúne a comunidade científica do país, contará pela primeira vez com sete mulheres em seu board.

Renato Janine Ribeiro: “Depois de 20 anos de política civilizada, o país foi tomado pelo ódio e pela soberba”