Anúncio de vacinação antecipada de Doria atiça redes sociais

João Doria, Rui Costa e Fábio Faria || Crédito: Gov SP, Gov BA, WikiCommons

Ministros vão ao Twitter reclamar paternidade da campanha, e Rui Costa, governador baiano crava: “Como o Governo Federal não cumpre prazo, não posso criar falsa expectativa”

Realizadas quase sempre às segundas, quartas e sextas, as entrevistas coletivas do palácio dos Bandeirantes capitaneadas por J0ão Doria ou pelo vice-governador paulista, Rodrigo Garcia, tiveram um “plantão” especial neste domingo (13).

Às 13h, João Doria comunicou mais uma antecipação do calendário vacinal paulista, prometendo imunização com a primeira dose contra a Covid-19 para a população de São Paulo acima de 18 anos até 15 de setembro.

Faixas etárias que iriam começar a ser vacinadas apenas em 9 de julho, por exemplo, já passam a receber o imunizante nesta quarta-feira (16).

O anúncio teve efeito cascata. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, quis puxar, em tuíte, a sardinha para a sua brasa, no que foi replicado, na mesma rede social, pelo governador paulista. “Quanto recalque, Ministro. Bom domingo e uma ótima semana. Por aqui, vacinando.”

Fábio Faria, que andava meio sumido do rame-rame talvez por conta de (outra) tour mundial pelo 5G, soltou: “Bom ver a turma toda serelepe com as mais de 110 milhões de doses de vacinas distribuídas pelo governo federal para os estados e municípios”. E juntou sua pequena coleçãozinha de emojis à postagem.

Nesta segunda (14), o governador Rui Costa, da Bahia, apelou um pouco mais ao bom senso: “Se a Anvisa liberar o total de doses que contratamos da #Sputnik, eu garanto a vacinação de 75% do público baiano até final de agosto, mas, como o Governo Federal não cumpre o prazo de entrega das vacinas, eu não posso criar uma falsa expectativa nas pessoas.”

Nesta segunda (14), o sestroso prefeito do Rio, Eduardo Paes, entrou na brincadeira com manemolência. “Me aguarde @jdoriajr.Você é o pai da vacina mas eu já adotei a criança e já ganhei o coração do imunizante. Não me provoque. Estou preparando a resposta. Bora vacinar!”

Os constantes atrasos promovidos pela União na campanha de imunização talvez tenham sido ignorados de propósito por Doria no domingo. Talvez queira jogar a culpa na União caso isso volte a acontecer em São Paulo.