Vacina da AstraZeneca enfrenta resistência na Europa

Créditos: Marco Verch

Imunizante desenvolvido na Inglaterra tem cerca de 13 mi das 54 mi de doses distribuídas nos países do Velho Continente não administradas; países dos Balcãs vacinam menos

Vacina desenvolvida em conjunto com a Oxford University, o imunizante britânico da companhia AstraZeneca vem sofrendo resistências no continente europeu. Segundo reportagem do venerável semanário The Economist, 1/4 das 54 milhões de doses enviadas a diversos países do continente não foram administradas.

Em comparação, 95% das doses da Pfizer chegaram à população dos vários países europeus.

Estudos publicados na Alemanha e na Noruega investigaram acidentes vasculares possivelmente provocados pela administração da vacina, o que ensejou em abril manifestação das agências europeia e britânica de saúde, que mantiveram a aprovação desses imunizantes.

Alguns países europeus são particularmente resistentes ao imunizante da AstraZeneca, especialmente nos Balcãs. Nos Estados Unidos, a AstraZeneca não integra a campanha nacional de imunização contra a Covid-19.

Abaixo, tabela do site Statista que mostra a situação da vacinação na Europa (por 10o habitantes). Números acima de 100 representam aplicação de mais de uma dose