Morre Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, aos 83 anos

Jaime Lerner || Crédito: International Transport Forum

Executor de projetos que fizeram de Curitiba laboratório de inovações urbanísticas havia largado carreira política em 2002 para voltar às origens como arquiteto e urbanista

Morreu nesta manhã o ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner. Lerner estava internado desde sexta (21) e tinha rins disfuncionais. Fazia havia tempos hemodiálise.

Arquiteto e urbanista, Lerner for responsável por algumas inovações urbanísticas na capital paranaense que por muito tempo foram consideradas modelares, arrojadas mesmo, como o sistema de ônibus apartado, o BRT, com pequenas estações em que a admissão do passageiro era feita ali, à maneira do trem e do metrô.

Não havia nada parecido no Brasil, o que fez de Curitiba por muito tempo vanguarda em soluções urbanísticas no Brasil.

Além disso, Lerner foi atuante na implantação de parques – Curitiba tem mais de uma vintena deles – e ruas exclusivas para o pedestre.

Sob todos os ângulos, Lerner foi extremamente bem-sucedido na política, cumprindo quatro mandatos executivos e ainda elegendo sucessores como Rafael Greca (atual prefeito de Curitiba) e Cassio Taniguchi. Ainda assim, ele largou o osso em 2002, quando cumpria seu segundo mandato com governador e voltou-se exclusivamente para a arquitetura.

Entre 2002 e 2005 foi presidente da União Internacional dos Arquitetos.

Em entrevista à Folha de S.Paulo em 2020, desenhou um cenário urbano para o pós-pandemia, em que lamentou uma espécie de apartheid geográfico, a distribuição desigual de renda que caracteriza bairros distintos. Também condenou o automóvel, “cigarro do futuro”.

Anterior Próximo