Laurence des Cars

Laurence des Cars || Crédito: Divulgação/National Gallery

Atual presidente do Museu d'Orsay, arqueóloga será a primeira mulher em mais de dois séculos a dirigir o Louvre; ideia é atrair público mais jovem e inserir museu em debates contemporâneos

 

Demorou cerca de 230 anos, mas aconteceu. O museu do Louvre, em Paris, anunciou que será dirigido por uma mulher. Laurence des Cars irá substituir Jean-Luc Martinez, que gostaria de abiscoitar um terceiro termo à frente da veneranda instituição, mas não rolou.

Arqueóloga, Laurence é especialista na pintura do século 19 e começou sua carreira curatorial na gema que é o vizinho Museu d’Orsay, instituição que passou a dirigir em 2017, adotando uma agenda bem menos defensiva, pode-se dizer.

Uma grande exposição de pinturas do século 19 de modelos negras e a devolução de obras pilhadas por nazistas e que depois se tornaram parte do acervo do d’Orsay são marcas de sua gestão.

Laurence teve seu nome endossado pelo presidente Emanuel Macron, que vê o Louvre como um espelho da França, algo que possa refletir algum protagonismo do país em agendas mais contemporâneas, como diversidade e sustentabilidade.

A nova diretora quer aumentar o horário de visitação do museu, atrair um público muito mais jovem e estabelecer esse diálogo maior da instituição com temas menos vetustos.

Enfim, na já um tanto antiga expressão, dessacralizar a arte.