Depois do “não podemos nivelar por baixo”, Nubank acelera diversidade e contrata 48% de negros

Crédito: Divulgação

Frase infeliz de cofundadora Cristina Junqueira no Roda Viva desencadeou grande programa de diversidade no banco; das 1000 contratações de 2021, cerca de metade é de pretos e pardos

O Nubank relatou hoje como anda seu compromisso com a diversidade. Vivendo um momento especial em 2021, de grande expansão, o pioneiro banco digital do Brasil afirmou ter contratado cerca de 1000 pessoas, e 48% desses novos funcionários são pretos e pardos.

Em nível gerencial, são mais de 50% novos funcionários negros.

Em 2020, o banco promoveu encontros de seu grupo interno de funcionários negros, chamado “NuBlacks”, com ativistas e e especialistas em diversidade e inclusão, e constatou que, como afirmaram em comunicado oficial, “ao longo da nossa história, avançamos muito pouco na pauta racial. Certamente não nos movemos na velocidade e intensidade que gostaríamos.”

Um ano zero desse movimento pela diversidade ocorreu durante entrevista da cofundadora Cristina Junqueira ao programa Roda Viva, em outubro passado. Ali ela usou a expressão infeliz “nivelar por baixo”, dizendo que o investimento em diversidade do Nubank encontraria limites na discussão de competência.

O chiste parece ter feito mais pela diversidade no Nubank do que qualquer outro projeto perfeitamente pensado e encetado.