Relator da privatização da Eletrobras manobra para fortalecer Codevasf

Elmar Nascimento || Crédito: Wilson Dias/Agência Brasil

Elmar Nascimento (DEM-BA) modifica projeto para Codevasf executar recursos oriundos da operação; diretor-presidente da companhia é peixe do deputado, que o indicou

Quem tem amigo tem tudo, diz o ditado.

E não é incomum que os congressistas sejam cheios de amizades por aí.
Coincidência ou não, o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), relator do projeto da privatização da Eletrobras, pode estar ajudando um dos seus.

No parecer liminar que deverá ser votado em junho, ele tira do comitê gestor a responsabilidade por cuidar dos recursos destinados à revitalização das bacias do Rio São Francisco e do Rio Parnaíba e a transfere para a diretoria executiva da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O comando da Codevasf é de Marcelo Moreira, que foi indicado por Elmar. E a empresa é principal beneficiária do polêmico orçamento secreto, ou “tratoraço”, com o qual congressistas foram contemplados com US$ 3 bi do governo federal para atender demandas paroquiais – esses projetos não tiveram a divulgação costumeira, permanecendo ocultos até esforço de reportagem do jornal O Estado de S.Paulo revelá-los neste domingo (9).

Elmar, que era próximo de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e parecia voto certo em Baleia Rossi para a presidência da Câmara, acabou por se bandear para o lado de Arthur Lira (PP-AL), que, como se sabe, derrotou Baleia por larga margem de votos.