“Tesla dos barcos”, Navier quer colocar iate com propulsor elétrico no mercado em 2023

Startup do Vale do Silício se inspira na montadora de Elon Musk para mudar paradigma no mundo dos iates; Navier 27, de 27 pés, tem motor elétrico com autonomia de 75 milhas náuticas

Crédito: Divulgação

Não há zonas protegidas ou à sombra da transformação digital. Mesmo setores em que os hábitos dos consumidores podem pouco mudar, como o consumo “high end”, um Admirável Mundo Novo está transformando paradigmas.

No Vale do Silício surgiu, por exemplo, a Navier, uma startup de embarcações de altíssimo luxo que buscam produzir itens de consumo muito mais eficiente e limpo.

Há poucas semanas, a empresa apresentou o Navier 27, embarcação de 27 pés com capacidade para até 10 pessoas com motor com autonomia de 75 milhas náuticas e velocidade de até 20 nós. Detalhe: o propulsor é elétrico.

Explicitamente inspirados pela Tesla, os sócios da Navier abriram uma rodada de financiamento para os interessados no barco. Eles deverão começar a ser entregues em 2023, com testes já no ano que vem. O valor do produto está estimado em US$ 300 mil, e é necessário um aporte de US$ 1 000 como reserva.