Rodrigo Maia

Rodrigo Maia || Crédito: Tomaz Silva/Agência Brasil

Perplexo com Orçamento 2021, ex-presidente da Câmara Federal vê possibilidade de “crime de responsabilidade” caso Bolsonaro sancione a peça; impeachment também poderia vir via CPI da Covid-19

Longe da cadeira que ocupou por meia década, a da presidência da Câmara Federal, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) agora dá opiniões sem risco de desestabilizar o Planalto nem enfurecer a horda de zumbis bolsonaristas que povoam as redes sociais.

Neste fim de semana, em entrevista ao jornal Correio Braziliense, Maia disse que a aprovação sem cortes do Orçamento de 2021 pode fazer o presidente incorrer em crime de responsabilidade. “É muito grave sancionar”, afirmou.

Maia disse ainda que o Centrão “tem uma forma de atuação diferente [de trabalhar]. Sempre coloca muita pressão no governo”, em recado claro ao atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), seu sucessor, chamado por alguns analistas políticos do DF de “rei do Centrão”.

Sobre a possibilidade de abertura de um processo de impeachment contra Bolsonaro, algo de que Maia foi muito cobrado, mas que em resposta fez cara de paisagem, disse que “há, sim, um caminho, que poderá ser confirmado pela CPI [da Covid]”.

Rodrigo Maia foi personagem da reportagem de capa da revista PODER de setembro, quando ainda ajudava a ditar a dinâmica do jogo político. Confira aqui.