Morre o ex-deputado federal Haroldo Lima, do PCdoB

Haroldo Lima || Crédito: Geraldo Magela/Agência Senado

Mais um a tombar por Covid-19, dirigente histórico do partido exerceu cinco mandatos consecutivos na Câmara e chefiou a Agência Nacional de Petróleo

Dirigente histórico do PCdoB, morreu nesta quarta-feira (24), em consequência da Covid-19, o ex-deputado baiano Haroldo Lima. Lima exerceu cinco mandatos consecutivos na Câmara Federal entre 1983, ainda pelo PMDB, e 2003.

Ele se tornou líder do PCdoB assim que o partido foi novamente legalizado, em 1985, 37 anos após seu banimento, no fim dos anos 1940.

Lima foi vice-líder do PMDB e líder da bancada comunista, inclusive durante os trabalhos da Assembleia Constituinte, e dirigiu em 2005 a ANP, a Agência Nacional do Petróleo, indicado pelo ex-presidente Lula.

Presidente estadual do PCdoB na Bahia, Davidson Magalhães divulgou nota lamentando a morte de um dos “mais destacados quadros” do partido “nas últimas décadas”.

Lima foi citado no documento como “exemplo de abnegação, de coragem, de firmeza, daquele que dedicou a vida à luta em defesa da democracia e da liberdade, e pela construção de uma sociedade mais justa e fraterna”.