Deputadas eleitas em 2018 tocam temas caros aos homens

Luisa Canziani e Caroline de Toni || Crédito: Câmara dos Deputados

Luisa Canziani (PTB-PR) e Caroline de Toni (PSL-SC) cuidam da Frente Digital e do projeto de MEI para o caminhoneiro, respectivamente, assuntos que não ficariam com mulheres tempos atrás

As deputadas Luisa Canziani (PTB-PR) e Caroline de Toni (PSL-SC), integrantes da leva de jovens parlamentares eleitos na esteira da antipolítica, têm inovado em suas atividades.

Em busca de espaço, Luisa e Carol ocupam hoje vagas que, em outros tempos, dificilmente teriam sido confiadas a mulheres. A deputada paranaense cuida da relatoria dos projetos da Frente Digital, enquanto a gaúcha é relatora do projeto de lei sobre o microempreendedor individual caminhoneiro.

“Sem dúvida, duas iniciativas importantes que provavelmente não teriam sido entregues às deputadas anos atrás. Os dois setores coordenados por ela têm sua estrutura voltada para o homem, que é o consumidor final em larga escala”, aponta a professora de Ciência Política da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Gabriela Maia.

Canziani disse a PODER Online que sempre se interessou por tecnologia e “pelas facilidades que ela traz à sociedade, tanto ao homem, quanto à mulher”. A parlamentar diz que um dos grandes pontos desta iniciativa é o enfoque na desburocratização de serviços estaduais.

“A ideia é permitir que alguns serviços essenciais sejam feitos em casa, como a abertura e fechamento de empresas, por exemplo, que estamos trabalhando junto ao ministério da Economia.”

Carol de Toni explica que o MEI Caminhoneiro também faz parte da agenda econômica, trazendo melhores possibilidades de financiamento e de recebimento de remuneração para a categoria. “É importante que se tenha pulso firme, com certeza, mas isso é o que nós mais temos”, declarou a PODER.

Segundo levantamento da Câmara dos Deputados, apenas 15% dos parlamentares eleitos em 2018 são do sexo feminino. Haja pulso!