Projeto de Erika Kokay quer vetar colegas polêmicos, como Bia Kicis, na chefia de comissões

Erika Kokay e Bia Kicis || Crédito: Câmara dos Deputados

Texto da deputada petista propõe reputação ilibada para assumir os dois principais postos das comissões permanentes da Câmara; embate com Arthur Lira, réu no STF, pode escalar

A deputada Erika Kokay (PT-DF) apresentou nesta segunda (1°) projeto de resolução que impede a candidatura de deputados sem “reputação ilibada” aos cargos de presidente e vice-presidente nas comissões permanentes da Câmara.

“Deputada ou deputado que se manifeste publicamente ou participe de eventos com notório desrespeito ao ordenamento jurídico simplesmente não pode, a meu ver, ocupar posições tão importantes”, disse a PODER Online.

A parlamentar não diz, mas mandou um recado para deputados como Bia Kicis (PSL-DF), investigada no inquérito das Fake News, e a Alexandre Frota (PSDB-SP), envolvido em diversos casos judiciais envolvendo o pagamento atrasado de pensão aos filhos e em confusões na Câmara, como o discurso em que ele jogou laranjas no plenário ao falar do “laranjal do PSL”.

E tem mais.

Além de tentar evitar que seus adversários ganhem especial atenção no comando das comissões, Erika Kokay também pode abrir a caixa de Pandora dos esqueletos do presidente Arthur Lira (PP-AL), que responde a oito investigações no âmbito do STF. Em um dos processos ele é réu por aceitar propina de R$ 106 mil.