Donald Trump

Donald Trump || Créditos: Gage Skidmore/flickr

Ex-presidente norte-americano enfrenta hoje seu segundo processo de impeachment no Senado, desta vez após o fim de mandato, em razão da invasão do Capitólio em 6 de janeiro. É preciso convencer 17 republicanos

Ex-presidente Donald Trump pode ter sua carreira política abreviada a depender do resultado do segundo processo de impeachment que ele enfrenta no Senado, desta vez após o fim de seu mandato.

A razão deste segundo processo ter sido aberto é menos vaga do que habitual e tem uma data precisa: 6 de janeiro de 2021, o dia em que hordas de seguidores do então presidente invadiram o Capitólio, a sede do Congresso, poucas horas depois de serem instados a isso pelo próprio Trump, na Casa Branca.

Naquele dia, Mike Pence, o vice-presidente da República, chancelava o resultado eleitoral e a vitória de Joe Biden, que Trump não aceitava.

Para que o processo seja vitorioso, é necessário que 17 senadores republicanos apoiem a causa — dando de barato que todos os 50 senadores democratas são pró-impeachment.