Fiasco eleitoral mineiro, deputado vira coringa para ministério ou CCJ

Lafayette Andrada || Crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Ligado ao novo presidente do Senado, Lafayette Andrada, do Republicanos, que teve 0,57% dos votos para prefeitura de Belo Horizonte, vira opção para Cidadania, no lugar de Onyx, e para CCJ, se Bia Kicis não virar

O rotundo fracasso nas eleições municipais de novembro pode ser amplamente recompensando para ao menos um deputado federal.

Candidato à prefeitura de Belo Horizonte, Lafayette Andrada (Republicanos-MG) amargou 7 mil votos — o número é ainda mais pífio quando transforado em porcentagem: 0,59% do total.

Mas com a ascensão de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) à presidência do Senado Federal, Lafayette pode chegar ao ministério da Cidadania.

Outra possibilidade seria Lafayette assumir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados no lugar de Bia Kicis (PSL-DF), indicada oficial do PSL ao cargo, mas que cujo “extremismo”, como  tão destacado pela imprensa e até mesmo por colegas parlamentares, trouxe dificuldades.

O atual ministro Onyx Lorenzoni, deputado licenciado pelo DEM não se incomoda em ceder lugar. De fidelidade canina ao chefe no Planalto, pode ser designado para qualquer lugar na “corporação”.