Banco francês vê dólar a R$6 por instabilidade política e outros obstáculos

Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Société Générale faz previsão sombria para 2021 para o Brasil por conta de recuos da agenda reformista, instabilidade política e guerra das vacinas

Aquela festa danada na Disney agora também está começando a dar ruim também para as patroas.

Previsões do banco francês Société Générale apontam que a deterioração fiscal do país em curso elevará o dólar para a casa dos R$ 6 nos próximos meses.

O declínio da moeda brasileira é recorrente. Em 2020, foi a sexta mais desvalorizada do mundo. Neste 2021, mantém-se entre os três mais vulneráveis do planeta.

“Com o crescente caos na política, a tendência é que a disparada do dólar continue”, aponta o professor de Ciência Política da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Filipo Madeira.

Para o especialista, a descrença no governo (com panelaços e placares do impeachment ficando novamente frequentes), a briga pela paternidade da vacina, a falta de pulso para a agenda reformista e os escândalos de corrupção –como a rachadinha — são razões para a contínua desvalorização do real.

“As políticas públicas importam, sim, pois demonstram mundo afora como é tratado o mercado brasileiro e o grau de segurança que os investidores tem aqui”, diz.

Uma vinheta tocou aqui: Beto Carrerooooooooooooo