Baleia Rossi formaliza candidatura e evoca “frente ampla”

Baleia Rossi || Crédito: Site Câmara Legislativa

Candidatura construída por Rodrigo Maia é oficializada com menções a uma inédita frente ampla de partidos de colorações distintas; defecções são esperadas entre os 261 parlamentares da base

Quase um mês após o lançamento da candidatura de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara, com as bênçãos de Bolsonaro, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) colocou-se oficialmente, nesta quarta-feira (6), como seu adversário.

Sob as bençãos do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Baleia conseguiu apoio de 11 partidos (PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, PV, Cidadania, PCdoB e Rede) que, juntos, têm 261 parlamentares.

Mas o número é irreal: há partidos estão completamente divididos, como o PSL, que abarca os inimigos e aliados do presidente Bolsonaro.

Mesmo em legendas que vêm marcando posição contra o bolsonarismo e seus títeres, defecções são esperadas.

O partido Republicanos, que muitos viam como pronto para embarcar na candidatura Baleia, não formalizou essa intenção.

“Desde a redemocratização do nosso país, não tínhamos um movimento de união de partidos que pensam diferente formando uma frente ampla. Existe um motivo para isso: somos o que a sociedade espera”, afirmou o deputado em seu discurso.

O bloco de apoiadores de Baleia foi costurado por Rodrigo Maia, que busca a possibilidade de manter seu protagonismo na Câmara fazendo de seu apaniguado, sucessor.