Apesar do PT, Baleia Rossi é oficializado como candidato à sucessão de Maia

Rodrigo Maia e Baleia Rossi || Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) abre mão de sua candidatura e Rodrigo Maia indica Baleia Rossi (MDB-SP) como ungido à sua sucessão na presidência da Câmara

O PT choramingou, mas não conseguiu tirar da cabeça de Rodrigo Maia (DEM-RJ) o nome de Baleia Rossi (MDB-SP) para sucedê-lo na presidência da Câmara.

Mesmo sob a oposição de luminares do partido como Dilma Rousseff e Fernando Haddad, que disseram que o MDB não é um partido confiável, o bloco de apoiadores de Maia, que inclui DEM, PSDB, Cidadania, MDB, PSL, PT, PCdoB, PDT, PSB, PV e Rede, abraçou o nome desejado pela atual presidente da Casa.

Baleia Rossi tinha apoio de quase todos os partidos do bloco, exceto o PT, que preferia colocar suas moedas na candidatura Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Numa coletiva improvisada na residência oficial da presidência da Câmara, no Lago Sul, em Brasília, Baleia Rossi foi oficializado como candidato do bloco de Maia. Num gesto orquestrado, Aguinaldo Ribeiro, também presente ao evento, disse que retirava sua candidatura.

“Não sou mais candidato apenas do meu partido (…) Tenho certeza de que Ulysses Guimarães estaria feliz”, disse Baleia, fazendo menção ao nome mais memorável do velho PMDB. E citando o Sr. Diretas uma outra vez, disse: “Tenho ódio e nojo das ditaduras”.

Em 1º de fevereiro, Arthur Lira e Baleia Rossi são os principais nomes a medir forças pela presidência da Câmara.

Rodrigo Maia, como se vê, segue na pegada.