Preocupados com perdas de presidências no Congresso, DEM e Alcolumbre se mexem

Jair Bolsonaro e Davi Alcolumbre || Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Presidente do Senado esteve com Bolsonaro, que quer manter interlocução privilegiada com o partido; ministra Tereza Cristina (Agricultura), que é deputada licenciada do DEM, volta a ser cotada para a chefia da Câmara

O bom resultado do DEM nas prefeituras não foi suficiente para acalmar os ânimos no partido. Com o fim da possibilidade de reeleição dentro de uma mesma legislatura para os presidentes da Câmara e do Senado por decisão do STF, integrantes da legenda estão preocupados com o novo cenário.

Se hoje o DEM comanda as duas casas mesmo sem ser o partido com o maior número de parlamentares, o amanhã é uma incógnita.

É sobre esse assunto que o presidente Jair Bolsonaro tem falado com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Houve uma reunião nesta terça (8) à noite e outra conversa deve acontecer ao longo da semana.

Como Bolsonaro não faz questão de esconder suas preferências, o presidente deixou Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, de fora.

Bolsonaro quer manter o bom relacionamento com os demistas, time que inclui ministros como Tereza Cristina (Agricultura) e Onyx Lorenzoni (Cidadania); e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Mas não quer papo com Rodrigo Maia.

O bate-papo pode render um bom negócio para o partido, cacifando Tereza Cristina para a presidência da Câmara. Ao menos, é essa a expectativa.