Covid-19 pode atrapalhar favoritismo de Maguito Vilela à prefeitura de Goiânia

Maguito Vilela || Créditos: Agência Brasil

Entubado, candidato do MDB mais votado no primeiro turno e favorito no segundo pode ser prejudicado por mudança de humor de eleitores incomodados com seu vice, um pastor da Universal

Por Bernardo Bittar, de Brasília

Faltando seis dias para o segundo turno das eleições municipais, o estado de saúde do principal candidato à prefeitura de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), preocupa a cúpula do partido.

Maguito está na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, intubado, em estado grave – embora estável. Ele luta contra a Covid-19 desde 20 de outubro, quando foi diagnosticado com a doença. Ele chegou a ser extubado, mas em 15 de novembro precisou retornar à respiração artificial.

O vice de Maguito é um pastor da igreja Universal, Rogério Cruz, do partido Republicanos.

“A falta de conhecimento do vice pode aumentar o número de votos brancos e nulos, abrindo espaço para o concorrente Vanderlan Cardoso (PSD)”, afirma o cientista político Honório Camilo, professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Contra Vanderlan, no entanto, paira o descontentamento do eleitor goiano com o apoio declarado ao senador Chico Rodrigues (DEM-RR), recentemente flagrado pela Polícia Federal (PF) com R$ 30 mil em cash nas partes íntimas.

Pesquisas sobre a preferência do eleitor no segundo turno em Goiânia devem ser divulgadas entre hoje e amanhã.