Motivação política deve estar por trás de atentado ao ministério da Justiça

Sede do Ministério da Justiça em Brasília || Créditos: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Acusado de ter dirigido o carro contra o palácio deixou mensagens de ódio na internet há anos

Por Bernardo Bittar, de Brasília

A Polícia Federal identificou e prendeu nesta segunda-feira (16) Luiz Antônio Iurkiewiecz, de 58 anos, acusado de atentado ao ministério da Justiça. Ele jogou o carro que dirigia rumo ao edifício-sede da pasta, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Investigações apontam que, ao ter atirado o veículo no espelho d’água do ministério, ainda amarrou um objeto de madeira junto ao acelerador para manter o carro em movimento mesmo após uma eventual impossibilidade do motorista.

Para o coronel José Vicente da Silva, ex-secretário Nacional de Segurança Pública e atual consultor do governo do Distrito Federal, “não dá para falarmos com precisão o que motivou esse incidente, mas, com certeza, as motivações são políticas. Ele deixou várias mensagens de ódio na internet”.

As mensagens estão no site muda Brasil.com.br e são de 2008. Iurkiewiecz diz que vai “lutar até a morte contra os mercenários”.

Há dois anos, um jovem de 15 anos tentou invadir o palácio da Alvorada na gestão de Michel Temer. O carro entrou na garagem interna do edifício, quebrando janelas e vidros pelo caminho.

Antes disso, nos anos 1990, um homem arremessou seu carro contra o palácio do Planalto. Ele foi preso.