Morre Simon Alouan, que fez da Ponto Frio uma das grandes varejistas do Brasil

Loja Pontofrio no Rio de Janeiro || Créditos: Divulgação Via Varejo

Braço direito do fundador do Ponto Frio, viveu às turras com Lily Safra, que também foi acionista da varejista

Por Anderson Antunes

Morreu nesta quarta (11), de causa não revelada, o empresário Simon Alouan, que foi um dos principais acionistas da Ponto Frio.

Braço direito do fundador, Alfredo Monteverde, Alouan ajudou a transformar a Ponto Frio numa das maiores varejistas do país. Ele também atuou ativamente na venda, em 2009, para o Grupo Pão de Açúcar (hoje GPA).

Nessa época, Alouan encorpava um histórico de desentendimentos com Lily Safra, viúva de Monteverde e então a maior acionista do Ponto Frio. Àquela altura os dois já não se falavam havia mais de 20 anos e nem sequer disfarçavam a antipatia que nutriam um pelo outro.

O motivo por trás da desavença nada tinha nada a ver com os negócios. Lily o culpava pela morte de Cláudio, seu filho adolescente com o milionário argentino Mario Cohen, em um acidente de carro que rendeu manchetes em 1989.

Alouan teria discutido com Cláudio momentos antes de o rapaz tomar a estrada, razão pela qual a bilionária nunca o perdoou.

Alouan tentou comprar algumas vezes o quinhão de Lily no Ponto Frio, chegando a oferecer US$ 150 milhões pelo ativo, mas ela sequer lhe respondia.

O empresário deixa a esposa Stella e os filhos Maurício, Daniel e Gisela.