Saída do Brasil do time das dez maiores economias levanta dúvidas

Ministério da Economia || Créditos: Marcello Casal JrAgência Brasil

Economistas relativizam afirmação do FMI; queda do PIB projetada pelo instituto é de 5,8%, maior que a estimada pelo governo brasileiro

Por Bernardo Bittar, de Brasília

Levantamento do Fundo Monetário Internacional (FMI) aponta que o Brasil pode deixar de ser uma das dez maiores economias do mundo. O estudo aponta a diminuição do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e a desvalorização da moeda nacional como os motivos da queda.

“O real foi a moeda que mais se desvalorizou no mundo, é claro que existe aí uma expectativa de queda. Em alguns países, a pandemia foi o único motivo para a desaceleração da economia. No Brasil, ainda vemos a rejeição contra o governo aumentar e criar instabilidade”, diz o professor de economia Augusto Moreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Para José Carlos Oliveira, economista da Universidade de Brasília (UnB), embora estejamos em momento de incerteza, conclusões devem ser tiradas apenas após o fechamento do PIB, que só ocorre em dezembro.

“Existe a retração, com certeza, mas o decréscimo foi menor do que aguardávamos no início da pandemia.”

O PIB brasileiro, em 2019, equivalia a US$ 1,8 trilhão, o que garantia ao país a nona posição no ranking. As previsões do FMI são que, em 2020, ocorra uma queda de 5,8% do PIB. O governo brasileiro estimou queda de 4,7%.