Por Itaici Brunetti
Fotos Mauricio Nahas
Styling Thiago Biagi
Em 15 de abril de 1997, o Jornal Nacional noticiava para todo o Brasil o nascimento de Enzo Motta Raia Celulari, primogênito do ex-casal de atores Claudia Raia e Edson Celulari. Figura pública desde então, o menino cresceu e frustrou a expectativa externa se distanciando da profissão de seus pais ao dizer não à atuação e encontrando o seu próprio caminho, entrando de corpo e alma em sua grande paixão: o empreendedorismo voltado para o terceiro setor. “Sempre tive uma conexão muito forte com o social. Quando era criança, minha mãe me levava em creches para fazer doações de roupas e de brinquedos, e comecei a perceber que eu tinha empatia, que conseguia entender o lugar do outro. Algo ali nos conectava de uma forma muito genuína”, relembra o rapaz de 25 anos que na adolescência desistiu do sonho de ser músico após se desiludir com o mercado de música no Brasil e se formou em administração de empresas na Faap, fundando, em 2016, o Instituto Dadivar, junto ao advogado e sócio Danilo Tiisel.
Dividido em três vertentes (técnica, jurídica e uma outra empresa; a Dadivar Comunicação de Causas, uma agência de comunicação com o recorte de causas socioambientais). O Instituto Dadivar como um todo tem como objetivo implantar no mercado uma fórmula inovadora de empreendedorismo, criando um conjunto de iniciativas que conectam marcas institucionais e pessoais às suas próprias essências sociais, explica Enzo. “Acredito que a solidariedade e o impacto, seja social ou ambiental, precisam estar em tudo: nas pessoas, na forma de viver, nos hábitos cotidianos e na forma de operar e produzir das empresas,” ressalta. “Hoje, o cliente percebe um maior valor no produto que tem um diferencial social e ambiental ou que tem uma causa por trás e um propósito bem definido. A empresa que pensar diferente não vai mais existir daqui a dez anos ou não será mais lucrativa do jeito que é hoje. Não é mais uma opção ou diferencial e, sim, o único caminho a ser seguido”, profetiza.
Destaque na Under 30 Brasil em 2020, lista anual da Forbes que destaca jovens empreendedores abaixo dos 30 anos que estão mudando o país, Enzo conquistou tal reconhecimento por sua atuação no auge da pandemia. “Reuni minha equipe e convocamos todas as empresas e artistas imagináveis para um movimento ao vivo pela vida em um grande festival de lives. Em menos de 20 dias, conseguimos arrecadar mais de R$ 2 milhões que foram revertidos tanto no combate à fome quanto para ajudar na saúde pública”, celebra o ariano, que tem como maior sonho conscientizar e mudar a cabeça das pessoas, sejam elas físicas ou líderes de empresas. Unindo a motivação de sua mãe e a parcimônia de seu pai em “um equilíbrio que deu muito certo”, como se autodefine, o galã reconhece sua posição de influencer e, embora tenha recusado diversos convites para iniciar na carreira de ator, se sente confortável em estampar publicidades escolhendo as propostas a dedo. Em seu currículo constam trabalhos para marcas de carros, perfumes, roupas, sapatos, entre outros. “Procuro sempre me conectar a marcas que tenham campanhas com propósitos, que tenham algo de diferente a ser falado. As marcas já me procuram com esse olhar. Elas vêm com essa proposta para mim”, enfatiza o jovem empreendedor, que não vê problema em se autopromover. “Hoje, falar o que você faz é importante para estimular quem ainda não faz. Não é para inflar o ego, e sim para inspirar o outro.”
FILHO DE PEIXE…
Como costuma enfatizar, atuar não é uma prioridade para o filho de dois peixões da televisão. No entanto, isso não significa que Enzo descarte a possibilidade. “Não me vejo mudando de profissão, só que nunca vou dizer nunca porque sempre estou aberto a novas possibilidades. Se um dia acontecer de eu participar de alguma novela, filme ou série, teria que ser algo que se conectasse com os valores e os propósitos em que acredito, que tenha essa coisa do contraste social,” opina, sobre como seria seu primeiro papel na TV. “Eu ainda teria dois grandes professores em casa”, completa, abrindo o sorriso de quem sabe a sorte que tem.
No entanto, mesmo evitando as câmeras, Enzo sempre é alvo das lentes dos paparazzi e seu nome recorrente em sites de celebridades assim que engata em um novo romance. “Estou na mídia desde que nasci, por isso lido de forma bem natural e até brinco com essas situações. Tento fazer tudo de uma forma low profile, mas também não vou me privar de viver por causa disso”, diz o atual solteiro, que já namorou Bruna Marquezine, Carol Garson, Victória Grendene, Rafaella Rique e teve um affair com Nicole Bahls. “Considero-me romântico e intenso, daqueles que se entregam a fundo. Mantenho o racional no início dos relacionamentos, mas quando tenho a certeza, minha entrega é total. Entro de cabeça.”
Agora, um dos próximos planos do empreendedor é dar continuidade a sua mais nova função: a de irmão-babão. Além de Sophia Raia, de 19 anos, o rapaz ganhou este ano mais uma irmãzinha, Chiara, do relacionamento de seu pai com a mulher Karin Roepke. E, recentemente, Claudia Raia anunciou aos 55 anos que espera Luca, o primeiro filho com o ator Jarbas Homem de Mello.
Beleza: Danka Ceneviva (capa Mgt)
Direção de Arte: David Nefussi
Edição de Estilo e Produção Executiva: Ana Elisa Meyer
Produção de Moda: Maria Siqueira
Assistentes de Fotografia: Vanessa Gomes e Vitor Cohen
Tratamento de Imagem: Fujocka