Revista Poder

PAI COM MAESTRIA

“Sou um garoto-propaganda de 82 anos. Um coroa propaganda.” É cheio de leveza e bom humor que o maestro João Carlos Martins comenta o convite para estrelar a campanha de Dia dos Pais da Reserva, marca de roupas do Grupo AR&CO.

Com o objetivo de amplificar a linha de camisas e o mote “Camisaria Reserva, feita com maestria no Brasil’’, a marca celebra a trajetória do maior maestro brasileiro em um shooting feito com a Orquestra Bachiana no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O lugar é também o endereço escolhido para um concerto do regente e sua orquestra no dia 13 de agosto.

“Continuo na ativa e me sinto honrado em participar dessa campanha para a Reserva. Ser pai é entender os filhos, porque no futuro eles também serão pais”, comenta João Carlos Martins.

Mundialmente conhecido por seu trabalho, começou sua carreira aos 8 anos, na década de 1940. Aos 18, desenvolveu distonia focal, distúrbio neurológico que atinge os movimentos das mãos. Foi sua luta contra essa condição que fez o maestro virar símbolo de superação. Mas, João Carlos tem outros dois títulos que o enchem de orgulho: de pai e avô.

“Quando meus filhos eram crianças, íamos assistir a jogos de futebol”, conta. A programação era dividida com as partidas que aconteciam em sua casa. “Tínhamos um campinho em que jogávamos com os amigos”, lembra o ‘Joca’, como é chamado pela família.

João Carlos tem quatro filhos, oito netos e muitos seguidores dele e da sua Fundação Bachiana, entidade sem fins lucrativos que criou para incentivar e promover a formação musical. E sabe qual é o legado que ele deixa para todos? “Minha luta pela inclusão social por meio das artes e da música. É esse o legado desse velho maestro”, afirma.

Sair da versão mobile