O Banco Central divulgou nesta quinta-feira (27) um relatório preocupante sobre a inflação. A instituição aumentou a probabilidade de o índice oficial de preços ultrapassar o teto da meta em 2025 para 70%, refletindo o cenário de alta nos preços e o enfraquecimento da confiança do mercado.
A revisão feita pelo Banco Central acontece em um momento de desaceleração econômica e expectativas de inflação cada vez mais elevadas. Na última edição do Boletim Focus, o mercado financeiro aumentou a projeção para o IPCA do próximo ano, que agora deve atingir 5,68%, acima dos 5,65% estimados na semana anterior.
Para 2026, a previsão para a inflação brasileira permaneceu em 4,40%, ainda distante do centro da meta estipulada pelo governo.
Além do alerta sobre os preços, o Banco Central também reduziu a projeção de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB). O novo relatório aponta um avanço de 1,9% para a economia neste ano, abaixo da previsão anterior de 2,1%.
O Ministério da Fazenda, no entanto, mantém uma visão mais otimista. A equipe econômica liderada por Fernando Haddad ainda aposta em um crescimento de 2,3%, e o ministro chegou a afirmar recentemente que o país pode alcançar até 2,5%.