Revista Poder

Dia das Mulheres: Mais do que celebração, um impulso para a igualdade de gênero

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, vai além da homenagem à força feminina – é um lembrete da luta histórica por direitos e uma oportunidade para impulsionar a equidade de gênero. A data, que teve origem no início do século 20 com movimentos operários que reivindicavam melhores condições de trabalho e direitos políticos para as mulheres, continua sendo um marco essencial na busca por igualdade.

Embora avanços significativos tenham sido conquistados, o cenário global ainda exige atenção. Segundo o Relatório Global de Desigualdade de Gênero 2023 do Fórum Econômico Mundial, a paridade de gênero no mercado de trabalho levará cerca de 131 anos para ser alcançada. Diante desse desafio, é fundamental que líderes e empresas usem a data como um ponto de reflexão e ação para acelerar mudanças estruturais.

Para entender melhor como o mercado pode transformar essa pauta em iniciativas concretas, reunimos insights sobre a data de líderes de diferentes segmentos.

“Além de celebrar a força da Mulher, a data  é um momento importante para que líderes e empresas se posicionem em prol da igualdade e do encorajamento feminino e criem movimentos contínuos. Na PICCADILLY, reforçamos nosso compromisso sendo uma verdadeira aliada na jornada das mulheres, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Pioneira na criação de calçados confortáveis, a marca evoluiu junto com a mulher moderna e se tornou a primeira calçadista brasileira a impulsionar o encorajamento feminino de dentro para fora. Esse compromisso se traduz em ações concretas voltadas ao bem-estar e ao fortalecimento das mulheres em diversas áreas da vida, como maternidade, carreira e relacionamentos. Hoje, 50% do nosso corpo diretivo e 58% dos colaboradores são mulheres. Desse pilar do protagonismo feminino, criamos o Encoraja Elas, um programa de capacitação interna que fortalece a presença feminina na indústria, impulsionando a equidade de liderança até 2030. Além disso, conquistamos o selo WOB pela representatividade feminina no nosso Conselho de Administração, reforçando nossa dedicação à equidade de gênero.” afirma Cristine Grings Nogueira, CEO da PICCADILLY.

“O Dia das Mulheres é um momento para celebrar a força feminina e reforçar a importância da equidade de gênero, mas essa pauta precisa ir além de uma única data. Como mulher com uma longa trajetória no mercado, vejo que todas as áreas têm um papel fundamental nessa transformação, e o entretenimento, em especial, é um caminho poderoso para ampliar essa discussão e impulsionar mudanças reais. Quando as marcas se comprometem genuinamente com essa causa, criam oportunidades para mais diversidade e representatividade, conectando histórias, vozes e inspirações que geram impacto e abrem caminhos para a mudança”Priscila Metzker, fundadora da FEAT.

“O Dia das Mulheres vai além de uma celebração – é um momento crucial para reforçar a necessidade de transformar discursos em ações concretas e avançar de forma mais significativa na equidade de gênero. No mercado de influência, por exemplo, as mulheres estão à frente, seja executando estratégias ou sendo as protagonistas como influenciadoras, mas a luta por reconhecimento e oportunidades iguais ainda é constante. Como agência, temos a missão dupla de ecoar esse princípio internamente e incentivar as marcas a irem além das homenagens, promovendo mudanças reais dentro e fora das empresas e que sejam contínuas.”Waleska Pimenta Bueno, CEO da antecipa.me e sócia da cely.

“O Dia das Mulheres é uma oportunidade para reforçar nosso compromisso diário em construir um ambiente mais igualitário, onde todas as mulheres sejam respeitadas, valorizadas e encorajadas a brilhar todos os dias. Mais do que reconhecer essa necessidade, é essencial transformar essa visão em ações concretas – desde iniciativas que promovam oportunidades reais de crescimento até espaços de escuta e representatividade em todas as esferas, sejam profissionais ou pessoais. Acreditamos que a beleza vai muito além da aparência; ela está na confiança, na identidade e na liberdade de cada mulher ser quem realmente é.”Renata Minami, CEO da Sumirê.

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