Revista Poder

Q&A Demian Moraru: Empreendedorismo com lifestyle, inovação e propósito

Demian é a personificação de um novo tipo de empreendedorismo, onde inovação, propósito e estilo de vida se encontram de maneira integrada e transformadora. Mais do que criar negócios de sucesso, ele desenvolve marcas com um impacto profundo, capazes de influenciar positivamente a sociedade e promover a sustentabilidade. Co-fundador da Evoke, que revolucionou o mercado de óculos no Brasil, e fundador de empresas como a Amaz, nos Estados Unidos, e a Webev, no Brasil, especializadas em bebidas funcionais, Demian tem se dedicado a construir soluções que vão além do consumo imediato, propondo um futuro mais saudável e consciente.

De acordo com estudos recentes, marcas com propósito têm visto um crescimento significativo, com 63% dos consumidores afirmando que preferem comprar de empresas que compartilham seus valores. Para Demian, esse movimento é uma demonstração de que o público busca mais do que produtos — quer se conectar com marcas que tragam um impacto positivo no mundo.

Em entrevista exclusiva para a Poder, Demian compartilha sua visão sobre o potencial das marcas com propósito e como elas estão impulsionando uma nova era no empreendedorismo. Ele destaca o crescimento de empresas que, com um propósito forte e autêntico, têm conquistado o mercado e atraído consumidores cada vez mais engajados.

Demian, você é um empreendedor serial, com passagens por marcas de grande sucesso como a Evoke e agora com projetos inovadores no setor de bebidas. Como você vê a conexão entre o empreendedorismo e o estilo de vida que você adota?

Minha jornada empreendedora começou aos 21 anos, quando decidi que queria ser meu próprio chefe e criar algo que fosse mais do que apenas uma fonte de renda. Sempre foi maior que isso. Para mim, o empreendedorismo e o estilo de vida estão profundamente entrelaçados, especialmente para aqueles que têm a ambição de construir empresas com significado e deixar um legado. Acredito que a forma como vivemos molda diretamente nossos negócios. Minha rotina inclui esportes, meditação, alimentação saudável, música, estudos e muito trabalho, claro. Além de ser pai de dois filhos, que são minha maior motivação.

Durante a pandemia, me aproximei ainda mais da natureza, mudando minha base para Florianópolis, o que elevou minha produtividade e performance. Essa filosofia de vida é a força motriz por trás do meu trabalho. Ao desenvolver marcas como a Evoke, a Webev (PuroVerde e High) e a Amaz (EUA), meu objetivo sempre foi criar produtos e conceitos que surpreendam o mercado e promovam valores essenciais, ajudando de alguma forma a trazer mais consciência para as pessoas. Tudo isso dando resultado e gerando lucro, pois, caso contrário, o sonho não se sustenta. O empreendedorismo é uma extensão de quem somos e uma ferramenta poderosa para a transformação da sociedade.

Qual você acredita ser o papel das marcas na sociedade hoje, especialmente em relação a produtos com propósito e impacto social?

As marcas têm um papel vital na transformação social. Atualmente, os consumidores estão mais conscientes do impacto de suas escolhas e esperam que as empresas tenham uma missão clara. Elas precisam ir além de meros produtos ou serviços e alinhar seus propósitos aos valores que promovem. No caso das marcas que co-fundei, além da Evoke, a Amaz, PuroVerde e High (Webev), nosso compromisso é oferecer bebidas saudáveis que promovam práticas regenerativas, apoiem comunidades locais, ajudem a preservar o meio ambiente e levem uma mensagem poderosa de mudança e transformação. Todos os nossos produtos são orgânicos, 100% naturais, carbono neutro e têm parceria com o Instituto Nova Era, fundado por Vinicius Biagi, nosso sócio.

A Amaz é um caso especial, pois foi fundada na Califórnia (EUA) junto com meu sócio Gustavo Nader (CEO da operação) com o objetivo de levantar a bandeira do Brasil, da Amazônia e da sustentabilidade no maior e mais competitivo mercado do mundo. Um desafio que vai muito além da marca. Estamos promovendo e criando demanda internacional para produtos brasileiros, amazônicos e regenerativos. Empreender nos EUA tem sido bastante enriquecedor e me traz aprendizados valiosos. Além disso, essa jornada me permitiu alinhar meus objetivos empresariais a causas significativas, como o apoio à Rede de Sementes do Xingu, aos Povos Yanomami, ao Instituto Nova Era e ao Selo Origens Brasil. Acredito que uma empresa deve refletir os valores de seus fundadores; caso contrário, não será autêntica. Como diz o velho ditado: devemos ser a mudança que queremos para o mundo.

A Evoke foi uma das marcas que você co-fundou e que se destacou no mercado de óculos no Brasil. Quais foram os principais aprendizados dessa experiência e como ela influenciou sua visão sobre empreendedorismo e a criação de marcas com propósito?

A experiência com a Evoke foi e continua sendo uma grande escola da vida. Depois de 23 anos de marca, continuamos sócios do negócio junto com o maior grupo óptico brasileiro, o GO Group, e a marca segue crescendo e dando frutos. É um projeto com uma história de muitas alegrias, luta, superação e sucesso.

Eu e meu irmão Salomão iniciamos a marca com uma proposta disruptiva em um mercado competitivo. Aprendi que, em primeiro lugar, vem a escolha de um time competente e comprometido, alinhado com os valores do negócio. Na Evoke, sempre tivemos profissionais fora da curva, remando lado a lado, dando o sangue. Nunca teríamos chegado até aqui sem essa união que sempre tivemos — nossa “família”.

Para se destacar, é essencial ter não apenas um bom produto, mas também uma narrativa autêntica. As pessoas sentem o que é de verdade ou não. Além, claro, de ter “faca nos dentes”. Empreender é para os fortes e não aceita desaforo. É porradaria todos os dias e, se não estiver pronto para isso, é melhor nem começar.

A Evoke nasceu com a missão de criar um movimento ligado a um estilo de vida consciente, desafiando o status quo com atitude, contestação e transgressão. E a gente viveu isso para valer no nosso dia a dia. Essa vivência reforçou minha crença de que a inovação deve estar ligada a um propósito maior, capaz de gerar conexões genuínas com as pessoas.

Como mentor, consultor e membro de conselhos, qual é a principal orientação que você dá para empreendedores que desejam criar negócios com impacto positivo, mas também crescer profissional e pessoalmente?

Sempre enfatizo que, para criar um negócio com impacto positivo, é fundamental ter um propósito que te inspire diariamente. Empreender é desafiador e, muitas vezes, solitário. Sem uma motivação genuína, fica mais difícil levantar da cama para trabalhar, pode ter certeza. Algumas pessoas parecem ter essa vocação inata, enquanto outras a desenvolvem ao longo da vida. E algumas nunca a terão.

Também é vital ser resiliente e estar aberto a evoluir. O aprendizado contínuo e a disciplina são essenciais. O sucesso não vem apenas de uma boa ideia, mas da capacidade de execução e adaptação.

E para o futuro? Quais são seus próximos passos e o que você sonha em conquistar nos próximos anos?

Vejo o futuro como dinâmico e cheio de oportunidades e desafios. Com a ascensão da inteligência artificial, já estamos vivendo uma revolução e estamos prontos para isso. Meu foco continuará sendo a criação, desenvolvimento e apoio a negócios que promovam um estilo de vida consciente.

O setor de alimentos e bebidas tem um potencial enorme para a integração de novas tecnologias ligadas à saudabilidade e à sustentabilidade. Meu sonho é ver um impacto positivo crescente no mundo dos negócios, contribuindo para uma sociedade mais equilibrada e justa.

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