O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou exames de rotina na última quinta-feira (20) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A equipe médica avaliou seu estado de saúde e confirmou que os resultados estão dentro da normalidade.
Exames confirmam recuperação positiva
A realização do check-up anual estava prevista para dezembro do ano passado, mas foi adiada devido à cirurgia de emergência que Lula precisou realizar. O presidente passou pelo procedimento para drenar um coágulo na cabeça, consequência de uma queda sofrida em outubro.
Segundo o boletim médico, divulgado na noite de quinta-feira, os exames indicam que não há complicações relacionadas à cirurgia. A equipe médica afirmou que o presidente segue com acompanhamento habitual, mas não há previsão de novos exames no momento.
Cirurgia foi realizada após queda
No dia 10 de dezembro, Lula passou por uma cirurgia de cerca de duas horas para remover o acúmulo de sangue no cérebro. A causa do sangramento foi um trauma na cabeça, ocorrido após o presidente bater a nuca no banheiro de sua residência, o que exigiu cinco pontos.
O procedimento realizado foi a trepanação, técnica cirúrgica que envolve pequenas perfurações no crânio para permitir a drenagem do coágulo. Segundo especialistas, esse método é comum na neurocirurgia e visa evitar pressões internas no cérebro que poderiam causar complicações.