A cantora Alcione, um dos maiores ícones da música brasileira, ganhou sua primeira exposição no Brasil em homenagem aos 50 anos de sua carreira. Intitulada Com Amor, Alcione, a exposição está em cartaz no Centro Cultural Vale Maranhão, em São Luís, e apresenta a trajetória da artista por meio de mais de 300 fotos, figurinos emblemáticos, discos e objetos pessoais.
Com curadoria de Deyla Rabelo, Gabriel Gutierrez e Luciana Gondim, a mostra revela diversas facetas da Rainha do Samba, desde a sambista que subiu as ladeiras do Morro de Mangueira até a cantora que levou o bolero aos palcos chiques de São Paulo. A exposição destaca também o Maranhão, terra natal da artista, com elementos de sua cultura e religiosidade, como os mourões de Bumba Meu Boi e um altar que reflete suas crenças.
Além disso, o público pode interagir com a obra de Alcione por meio de uma jukebox com sua trilha sonora completa e um karaokê, onde os visitantes podem cantar suas músicas mais marcantes. A exposição, que também conta com o apoio do Instituto Cultural Vale, é uma forma de celebrar a contribuição de Alcione para a cultura maranhense, brasileira e mundial.
“Alcione tem um estilo único, resultado do diálogo entre as bases culturais maranhenses e todas as outras influências que adquiriu Brasil afora”, afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale. A mostra é uma verdadeira dedicatória à artista, que continua a emocionar com seu talento e força, representando o Maranhão e a riqueza cultural brasileira.
A exposição Com Amor, Alcione fica em cartaz até o dia 30 de agosto no Centro Cultural Vale Maranhão, com visitação gratuita de terça a sábado, das 10h às 19h. Em breve, será lançado também um tour virtual.
Serviço
O quê: Exposição Com Amor, Alcione
Onde: Centro Cultural Vale Maranhão. Rua Direita, nº 149, Centro Histórico
Visitação: Até 30 de agosto
Informações: 98 98591-2127 | E-mail: comunicacao@ccv-ma.org.br