Revista Poder

Brasil bate recorde e registra menor taxa de desemprego em 14 estados

Taxa de desemprego é a menor da série histórica do mesmo período; entenda

Imagem: Reprpdução Flickr (@gabrieljabur)

A taxa de desemprego atingiu a menor média histórica em 14 estados brasileiros em 2024, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira (14) pelo IBGE. O Brasil também fechou o ano com a menor taxa média de desocupados desde 2012, marcando um avanço significativo no mercado de trabalho.

Estados com menores índices de desemprego

Os estados que registraram as menores taxas anuais de desemprego foram:

Por outro lado, os estados com as maiores taxas de desocupados foram:

Apesar da queda geral no país, Roraima foi a exceção, registrando um aumento na taxa de desemprego de 6,6% para 7,5%. Rondônia manteve sua taxa estável.

Crescimento da ocupação formal

O mercado formal também apresentou avanços. O número de empregados com carteira assinada no setor privado cresceu 2,7%. No entanto, estados como Ceará (-6,2%) e Rondônia (-5%) registraram redução nesse tipo de contratação.

A informalidade, embora ainda presente, também teve uma leve queda. O número de trabalhadores sem registro caiu para 39% do total de ocupados, comparado a 39,2% no ano anterior.

Apesar das melhoras, ainda existem desafios. A taxa de subutilização da força de trabalho, que mede o potencial desperdiçado no país, foi de 16,2%, representando 19 milhões de pessoas. Esse índice caiu em relação a 2023 (18%), mas ainda reflete um cenário de desigualdade no acesso ao emprego.

Sair da versão mobile