
Para uma label ser relevante por décadas, é necessário muita perseverança e um olhar aguçado para o mercado, principalmente com as constantes mudanças e novidades. Um grande exemplo disso é a Corello, marca de sapatos e acessórios paulista que completou 60 anos em 2024 e segue como uma grande referência de sucesso no segmento de moda nacional.
A grife familiar, que já está em sua quarta geração, conseguiu combinar seu legado e tradição, mas ainda assim se atualizar, conquistando novos consumidores a cada ano que passa. A partir de estratégias de comunicação afinadas e um time de estilo sempre atento às tendências e às necessidades de seus clientes, a Corello idealiza coleções completas voltadas para diferentes gerações.
Responsável por levar esse novo olhar para a marca, Gabriela Silvarolli, diretora de marketing, comercial e mídia da Corello e quarta geração à frente da empresa, incorporou seu know-how no universo digital para desenhar um plano estratégico que promoveu a marca no on e off, contribuindo para seu crescimento e expansão.
Em 2024, a marca comemorou 60 anos. Como você definiria a trajetória dessas seis décadas?
Essas seis décadas representam uma história da qual eu me orgulho muito de fazer parte e de poder perpetuar! É uma trajetória inspiradora, construída com muita perseverança, resiliência e liderança de pessoas que foram capazes de conduzir a marca e a empresa com maestria!
Apesar dos desafios, das mudanças no mercado e das formas de consumo cada vez mais dinâmicas, conseguimos nos adaptar sem perder o DNA da marca.
Para celebrar a data, vocês criaram uma campanha trazendo grandes personalidades, como Sophie Charlotte, Maitê Faitarone, Carol Ribeiro, Barbara Fialho, Suzana e Suzane Massena. Como foi desenvolvê-la e estar acompanhada de nomes que fizeram parte da história da marca, assim como sua mãe e avó?
Foi uma tarefa emocionante e desafiadora! Um dos momentos mais difíceis para mim foi justamente definir as personas, pois tivemos muitas pessoas marcantes e especiais que construíram a nossa história e marcaram nossa trajetória de forma muito bonita.
Foi essencial trazer personalidades diversas, com estilos diferentes, para representar a nossa marca – modelos, atrizes, diferentes gerações e perfis. Assim, buscamos contemplar todos os públicos da Corello.
Quando fizemos a campanha, ver minha mãe e minha avó tão felizes por todas as conquistas e pelo trabalho ao longo desses anos foi gratificante. As nossas estrelas conseguiram transmitir exatamente o que queríamos na celebração desses 60 anos, e o resultado não poderia ter sido melhor!
O que podemos esperar da marca em 2025?
Em 2025, continuaremos investindo em inovação e expansão. Teremos novas colaborações, sempre mantendo o equilíbrio entre o nosso legado e as tendências do mercado. Além disso, vamos fortalecer ainda mais nossa presença digital, criando conteúdos e experiências que aproximem a marca do nosso público. Também seguimos atentos ao comportamento do consumidor para oferecer produtos que estejam alinhados com os desejos e necessidades das nossas clientes.
A Corello conta com um intenso projeto de expansão e retrofit, finalizando 2024 com 28 lojas pelo Brasil. Qual a meta para os próximos anos?
Em 2025, vamos seguir firmes com esse projeto, com lojas próprias e retrofits – alinhando a experiência na Corello em todos os estabelecimentos. Como novidade, este ano buscamos canais inéditos para a marca se consolidar e atingir ainda mais clientes fiéis.
Nosso DNA não mudará. A inovação e a tradição andam lado a lado. Continuaremos estudando tendências, ao mesmo tempo que a qualidade dos nossos produtos e o atendimento ao cliente seguem sendo o nosso foco.
Além de seu cargo como executiva na Corello, você também atua na personificação da marca, criando conteúdo para as mídias sociais e participando das campanhas. Como acredita que isso afeta o branding da marca? Foi uma escolha estratégica ou aconteceu naturalmente?
Atualmente, o consumo está se pautando além do produto, se atrelando a uma motivação ou conexão. Quando usamos minha imagem – uma pessoa mais jovem, falando de forma descontraída com a câmera –, criamos uma humanização mais forte para a marca e aproximamos o cliente dela.
Falo com a minha consumidora como se fosse minha amiga e estudo as melhores dicas de como usar nossos sapatos no dia a dia. Queremos nos aproximar das nossas clientes e atingir diferentes idades.
As novas gerações estão ensinando a olhar o mercado de maneira mais significativa e profunda, e precisamos levar isso em conta na hora de criar um plano de branding. Por isso, os vídeos nas redes sociais e as campanhas que participo são estratégicos. Aliás, foi um desafio para mim, já que até então estava mais acostumada com os bastidores, desenvolvendo campanhas e desenhando produtos.
Para finalizar, qual a principal estratégia de crescimento que vocês seguem na Corello e poderia dar como dica para quem está começando neste mercado de moda?
As gestões do meu bisavô e avô ensinaram a ansiar pelo crescimento de forma cautelosa. Nós analisamos muito as ideias antes de decidir qual caminho percorrer. A estratégia depende muito do mercado e do estilo de gestão – é preciso analisar e planejar minuciosamente.
Antes de tudo, é necessário conhecer seu público, sua área e identificar “gaps” no mercado para tomar decisões no timing certo. Uma dica é se aprofundar o máximo que puder nos estudos de mercado, analisar bem os dados e, principalmente, não ter medo de errar. Isso fará com que os passos seguintes sejam mais assertivos e menos arriscados!